A história se passa em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, tendo início quando Bruno, um garoto de aproximadamente 9 anos, se muda de sua casa em Berlim para uma casa de campo isolada, próxima a um Centro de Concentração, pois seu pai, um oficial nazista que para o garota sempre fora um simples soldado, recebeu uma promoção.
Apesar de ter uma irmã, Bruno se sentia muito sozinho em sua nova casa e passava grande parte de seu dia na janela, observando adultos e crianças no outro lado de uma grade de arames, circulando de um lado a outro usando o que pareciam ser pijamas. A cada dia que se passava, sua curiosidade só aumentava, juntamente com as tantas perguntas que se passavam em sua mente.
Até que, certo dia, desobedecendo ordens de sua mãe, o garoto vai para o jardim dos fundos em busca de respostas e de um amigo para lhe tirar do tédio e da solidão. Ao se aproximar da cerca, conhece Shmuel, que tem a mesma idade que a sua e parece ser um excelente amigo. As vistas escondidas foram ficando cada vez mais frequentes e a cada pergunta feita, surgia outras várias. Bruno sempre fazia perguntas ao seu pai, mãe e irmã, mas nunca obtinha a resposta aceita por seu coração.
Com o tempo, o menino alemão percebeu que o Campo de Concentração não era nem um pouco alegre como seu pai mostrava em vídeos e que Shmuel, apesar de ser um judeu, não era um mostro como todos diziam. Muito pelo contrário: para Bruno, aquele lugar era horrível, pois prendia pessoas que mereciam viver livres.
Shmuel contou muito ao seu novo amigo, como o porquê de usarem aquelas roupas e terem o cabelo raspado, de não poderem sair e do sofrimento que tinham. Bruno ficou enfurecido com os nazistas e esse sentimento só aumentou quando descobriu que o pequeno judeu havia sido separado de seu pai.
Logo, a vontade de ver um sorriso no rosto do próximo foi maior do que todos as barreiras que podiam haver entre eles. Depois de algumas tardes juntos, se divertindo apesar da divisão e planejando uma maneira de Bruno ajudar Shmuel a encontrar seu pai, finalmente a encontraram e, no mesmo horário de sempre, o garoto alemão e o judeu se encontraram, este com uma roupa igual a sua e aquele com uma pá. Em alguns minutos os amigos estavam juntos, usando a mesma roupa, no interior do Centro de Concentração, determinados a cumprir seu objetivo.
Após algum tempo procurando, acabam entrando em um quarto com muitas camas. Em instantes, soldados entram no local levando todos até uma câmara de gás, onde seus corpos seriam cremados. Chegando ao seu destino, tiveram que tirar suas roupas e, mesmo sem saber ao certo o que estava ocorrendo, os meninos obedeceram. Em um piscar de olhos, ambos estavam lá dentro, segurando a mão um do outro, com medo, o olhar perdido e a mente confusa, a porta se fecha e o aperto no coração é inevitável. Bruno e Shmuel ficaram juntos até o final!
"Você é o meu melhor amigo, Shmuel. Meu melhor amigo para a vida toda."
Nenhum comentário:
Postar um comentário