Otto Frank em meados de 1944 |
Otto Frank era o pai de Anne Frank, descrito no diário como compreensivo, educado, com uma vida sofrida e muitas lições para se aprender com ela. Entretanto, seu nome possui um certo suspense envolvendo seu nome. Afinal, se Otto era tão bom e caridoso, por que vem se tornando um homem tão argumentado nas mídias?
- Vida pré-Segunda Guerra:
1914 - Otto e seus irmãos são convocados para a 1ª Guerra Mundial, fazendo parte da Frente Ocidental juntamente ao exército alemão. A mãe e irmã de Otto se oferecem como auxiliares no hospital de Frankfurt, todos sobrevivem ao conflito, que termina em 1918.
De 1919 a 1925 - a família de Otto sofre com a grande crise, que foi uma consequência da Grande Guerra, e é designado para guiar o banco da família e, ao mesmo tempo, o partido nazista ascende ao poder.
De 1925 a 1929 - ocorrem diversas coisas boas na vida de Otto, porém não tão boas na rotina alemã. Otto se casa com Edith em 12 de maio de 1925, trazendo Margot em 16 de fevereiro de 1926. Na mesma época o "Mein Kampf" (O livro de Hitler, em uma tradução para português, seria algo como "Minha luta") é publicado, mostrando uma biografia de Hitler, juntamente às suas ideias políticas. Otto descreve, em relatos recentes, que comprou o Mein Kampf e teve medo do partido de direita tomar controle sobre o povo, acreditando no melhor. Já em 27 de agosto de 1928, o pacto de Kellogg-Briand é assinado em Paris, que rejeita que guerras agressivas, ou seja, com bombas atômicas e armas de potencial destruição territorial, sejam utilizadas em guerras.
1929 - acontece o nascimento da famosa Anne Frank, em Frankfurt, Main, Alemanha, mesmo a beira de uma crise econômica mundial, em 12 de junho, quando a sua irmã, Margot, já estava com três anos. Diversos especuladores da bolsa faliram, após a
Otto e Anne Frank |
quebra da bolsa de Nova York. Uma comunidade surgiu, nomeada como Iron Front (Frente de Ferro), que juntava todas as pessoas que eram contra o NSDAP,o partido nazista de Hitler, e mesmo com diversos manifestos e petições, não foi possível mostrar as reais intenções de Hitler.
1933 - sucede o acontecimento tão temido, por Otto e sua família: Hitler toma o poder. Então, Otto e Edith decidem que, em Amsterdã, estarão livres do antissemitismo e da Alemanha Nazista. Lá, Otto abre uma empresa, as crianças arranjam uma escola e a vida volta ao normal. Enquanto isso, na Alemanha, as coisas ficam feias. Hitler se torna chanceler da Alemanha, e logo após começa a proclamar a perseguição a judeus e comunistas, além de fazer queimas coletivas de livros por toda Alemanha, por serem considerados "não-germânicos".
Dando um grande salto historial, vamos para 1940, em maio, na época em que a Alemanha invade os países da Holanda, Bélgica e França. A primeira escolha foi a de fazer um censo obrigatório para toda a população. Otto, por ser judeu, não pode mais ser dono de loja, então coloca Jo Kleiman na direção dela. Hitler promete que até maio de 1943, todos os judeus serão "removidos" de solo alemão e holandês.
Então, em 1944, ocorre a prisão de todos aqueles que estavam no anexo, finalizando a história. Otto volta em 1945, após o final da guerra, como o único sobrevivente do anexo.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário