terça-feira, 8 de agosto de 2017

Quem foi Anne Frank?

Anne Frank foi mais uma das tantas vítimas de Hitler durante o holocausto. Teve que passar por diversas dificuldades por causa da sua religião, o judaísmo. 


Estrela judaica 
  • Anne Frank (1929-1945) nasceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 12 de junho de 1929. Filha dos judeus, Otto Frank e de Edith Frank. Em 1933 a família saiu da Alemanha, para fugir das leis de Hitler contra os judeus, e emigrou para a Holanda, onde seu pai se tornou diretor administrativo de uma empresa que fabricava produtos para fazer geleia. Anne e a irmã mais velha, Margot, estudaram na escola Montessori e depois foram para o Liceu Israelita.
  • Em maio de 1940, a Holanda foi invadida pelos nazistas, época em que começaram as restrições contra os judeus com uma série de decretos antissemitas: deviam usar uma estrela amarela de identificação e eram submetidos a diversas proibições.
  • Anne, ao completar 13 anos ganhou um diário, cujo usou para contar as suas histórias e dificuldades passadas naquela época do holocausto.
  • No dia 9 de julho, para não serem presos, a família de Anne Frank se muda para um esconderijo, com mais 5 judeus, nos fundos de escritório de Otto Frank, na Prinsengracht, 263, permanecendo ali até 04 de agosto de 1944, quando o local foi invadido pela Polícia de Segurança, após uma denúncia feita; os 8 residentes do anexo foram levados para uma prisão em Amsterdã e depois para Westerbork, um campo de triagem. 
  • Em 03 de setembro foram deportados e chegaram em Auschwitz (Polônia). Anne e sua irmã foram levadas para Bergen-Belsen, campo de concentração perto de Hannover (Alemanha). A epidemia de tifo assolou o local no inverno, matando milhares de prisioneiros, inclusive Anne, que morreu em 12 de março de 1945, com apenas 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário